Gestão Hoteleira, o mundo à Tua espera!!!
Departamento de Reservas
- A reserva é um acordo verbal ou escrito, que se estabelece entre o hotel e uma pessoa física ou jurídica, pelo qual o primeiro se compromete a oferecer acomodação e prestação de serviços numa data determinada pelo cliente, enquanto que o segundo para receber tais serviços terá de pagar pelos mesmos. Pérez
- O departamento de reservas tem como principal objectivo atingir o máximo de receita possível de acordo com o número de quartos disponíveis.
- O departamento de reservas de um hotel tem como objectivo reservar o pretendido por cada cliente;
O departamento de reservas efectua os seguintes serviços:
- Reservas de alojamento:
- Só alojamento
- Alojamento e pequeno almoço
- Alojamento em meia-pensão
- Alojamento em pensão completa
- Reservas de salas e outros espaços:
- Reuniões
- Apresentação de novos Produtos
- Congressos
- Leilões
- Casamentos
- Aniversários
- Passagens de Ano
- Reservas de outros serviços:
- Ginásios
- Health club
- Spa
- Serviços de baby-sitter
- Animação
- Internet
- Jornais
- Deslocações/Transporte
Profiles
CRS nº- numero da central de reserva.
A/R- account receivable.
Attachment- permite anexar informação ao profile do cliente.
Changes- permite ver alterações e quem é que modificou.
Membership- caso o cliente seja membro de uma ‘instituição’ que tenha parceria com o Hotel.
Merge- se existirem 2 profiles com o mesmo nome, permite-nos unir ambos mas apenas se forem da mesma categora.
Negotiation Rate- podemos definir taxas para cada tipo de cliente.
RTC- room to charge, o cliente estar numa tipologia e pagar outra.
Rate- rack rate(preço balcão), tonet(preço sem comissão), preço comicional(neste preço existe uma % que vai para o operador turístico).
Reservation Type- TEN(cliente ainda não confirmou), DEF(o cliente já confirmou), ALL(contrato de allotment).
More Fields:
No Post- não permite lançamentos na conta, o cliente tem que pagar tudo á medida que vai consumindo.
Print rate – imprimir ou não imprimir uma confirmação de reserva com tarifa.
C/O time:check out time- utilize se no caso de earlier/late check outs.
Tax type: tipo de imposto.
Pickup required: se for necessário ir buscar o cliente ao aeroporto, deve-se indica-lo nesta secçãpo
Transport type: tipo de transporte que o cliente quer que o vá buscar.
Station code: código do local onde o cliente está. ( ex: ALX – aeroporto de Lisboa)
Carrier code: código do transporte onde o cliente vem ( ex: TP = TAP)
Dropoff required: se o cliente pretende que o vão levar ao aeroporto, indica-se aqui.
Nova Reserva:
Block: se o cliente pertencer a algum grupo ou allotement
Member type: somente existem 2 tipos de mebros 1. Loyalty 2 frequently flyer
Member no: uma vez preenchido o member type terá que colocar aqui o numero referente.
Company: aqui adicionará à reserva o nome da empresa do cliente.
Corporate no: uma vez preenchido o campo company, terá que preencher este campo com o nº de identificação da empresa. ( não é o nr de contribuinte)
Agent: nome da agência de viagens que fez a reserva.
IATA no: numero de identificação das agências de viagens .
Show rates: closed – mostrar as tarifas confidenciais; day use- tarifas para um day use; Pseudo- são as pm’s ou seja quartos fictícios para uso interno; best available – as tarifas a melhor preço.
Rate class - visualiza as diferentes tarifas para agências de viagens, tour operator, tarifas de grupo, tarifas negociadas e outras tarifas.
Rate category: diferentes opções para cada um dos diferentes segmentos.
Promotions: aparecerão todas as tarifas que temos no hotel ( a nível de tarifas)
Room class: seleccionar um tipo de quarto – se é deluxe room, se é apartamento, etc.
Features – pode se seleccionar uma característica específica de cada quarto. Se for habitual e gostar mais do tapete vermelho ou da vista para a Marina, etc.
Included non deducted- inclui se as reservas tentativa, ou seja, as reservas que ainda não foram confirmadas.
Quadro das tarifas:
Item inventory: visualizar todas as camas extras ou berços ou portáteis disponíveis.
Waiting list: visualizar todas as reservas que estão em lista de espera.
Rate info: analisar toda a informação acerca da tarifa.
Long info: analisar o total da estadia do cliente com uma determinada tarifa.
Turnaway: colocarmos o motivo para o qual o cliente não quer fazer a reserva. Por exemplo preço demasiado elevado.
Scope: voltarmos ao quadro inicial da reserva. Funciona para evitarmos fazer um Turnaway.
Opções da Reserva:
Accompany- juntar outro perfil a reserva.
Add on- copia certos elementos da reserva para outra reserva.
Agent/Company- adicionar uma empresa á reserva.
Alert- criar um alerta no perfil da reserva(ex:cliente complicado).
Changes- modificar/actualizar algo na reserva.
Billing- movimentos na conta do cliente, caso o cliente não tiver feito check-in clicamos em Privilege e activamos esta opção.
Confirmation- envia uma confirmação ao cliente da reserva.
Deposit CXL- depósitos na conta.
Fixed charge- lança de uma forma fixa um movimento durante toda a estadia ou durante alguns dias(ex:cama extra).
Locator- permite-nos localizar onde o cliente estará a uma determinada hora(ex:se o cliente estiver a espera de m telefonema).
Queue- caso o quarto não estiver pronto deixamos o cliente em espera.
Package- permite escolher de uma lista de elementos um pacote de estadia(ex: meia pensão, half-board).
Routing- redireccionar um determinado pagamento para outro quarto ou para conta da empresa(ex: window1(valor diário),window2(todos os extras)).
Party- grupo informal com menos de 9 quartos ou pessoas(ex:uma família em varios quartos).
Pró-forma-folio- factura do cliente com a estimativa da conta.
Register card: cartão de registo – cartão com os dados pessoais do cliente para ele assinar.
Room move: caso o cliente mudar quarto. Só pode ser efectuado depois dos clientes fazerem check in. Se o cliente mudar de quarto temos de indicar o estado do quarto.
Share- partilhar um quarto mas com pagamentos separados.
Priivileges- privilégios na conta antes ou depois do check-in: autorize direct bill, pré stay charging, post stay charging.
Menu Front Desk:
Arrivals: visualizar ou procurar todas as chegadas seja elas para o dia ou para dias futuros.
Queue Reservations: Serve para as situações em que o cliente chega ao hotel e ainda não têm o quarto atribuído. Ao pressionar esta opção o sistema começa a contar o tempo de espera.
In house Guests: Podemos visualizar todos clients in house, ou seja que ja estão checked in.
Accounts: serve para criar um quarto fictício para criar uma conta. (PM’S)
Rooms assignmentes: Esta função permite-nos visualizar que quartos estão ainda por pré-definir.
Messages: Podemos inserir uma mensagem para o cliente, para que ele possa visualizar no seu quarto.
Traces: Pedidos e ordens de serviços internos. Ex: dizer que o cliente é alérgico a algo ou enviar á governanta uma mensagem a dizer que vai dar entrada mais uma pessoa para o quarto X. Podemos seleccionar a mensagem interna para os departamentos que pretendemos.
Wake up calls: programação de despertadores.
Room Status:
Clean
Dirty
Pickup- o cliente foi ver mas não gostou.
Inspected- visto pela governanta.
Out of service- pequena avaria(ex:lâmpada fundida)não retira o quarto do inventário.
Out of order- avaria grande(ex:canos arrebentados)retira o quarto do inventario.
Blocks:
Elastic- nos contratos de allotment, permite ao sistema aceitar reservas para mais quartos ou mais dias mesmo tendo atingido o limite do allotment.
Cut off days- tem haver com o allotment, é o period de release.
Cut off date- tem haver com os grupos, é a data na qual os quartos que não foram atribuídos voltam para o inventário.
Follow update- data em que o grupo toma a decisão se vai ficar ou não.
Add PM- criar uma PM adicional.
Statistics- sumario do grupo.
Wash Schedule- altera o cut off date, limparia todos os valores se estes já estivessem colocados.
Grelha dos Blocks:
Wash- apaga todos os valores dos contratos de allotment.
Range- para colocar um quarto no grupo individualmente escolhendo tb a tipologia.
Priorities- permite modificar os tipos de quarto, podendo tb seleccionar os quartos a serem vendidos primeiro.
Reservation- permite fazer a reserva do grupo, o status do mesmo tem que estar em definitivo, é necessário criar uma PM.
Billing:
Post- lançamentos.
Folio- dados da factura.
Payment- para o cliente puder pagar mesmo sem fazer check out.
Settlement- ínterim bill(por a conta a 0 sem fazer check out), early departure(o cliente sai antes da data prevista), advance bill(o cliente paga no dia anterior e desta forma o pc passa automaticamente o cliente para check out no dia aseguir).
Fast Posting- permite lançamentos rápidos e em vários quartos.
Cashier Functions:
Batc Folio- imprime a factura mas não permite fazer check out ao cliente.
Batch Posting- permite lançamentos para vários quartos ao mesmo tempo, útil para grupos.